Mudar mentalidades, quem é que consegue e quem se dispõe?
É tão mais fácil deixarmo-nos ficar quietos, apenas a observar, até e sobretudo as más acções, do que movimentar as águas e mostrar que existem outros caminhos, novos olhares e gente que vale a pena conhecer. Mudar mentalidades nunca será tarefa fácil, até porque precisamos de começar pela nossa e quando bem analisada, às tantas também tem enormes falhas. Mudar mentalidades de quem se sentou e acredita não mais precisar de se mover, afastando tudo o que surja novo e diferente, mesmo que melhor, é tarefa de mágicos e eu nem gosto de circo.
Porque fugimos do que não conhecemos, deixando escapar pessoas que nos poderiam acrescentar? Porque recusamos estender a mão aos que acabaram de chegar e necessitam de um rumo e de um apoio, para poderem ser mais, deixando-nos bem mais? Porque procuramos respostas para as perguntas que nunca fizemos antes, quando seria tão fácil apenas perguntar? Se ao menos tivéssemos consciência do quanto poderemos perder, que é mais, bem mais do que ganhamos nos nossos dias pequenos, nos quais não queremos ver para além do nosso "quintal". Se ao menos víssemos os outros como eles são mesmo e lhes deixássemos mostrar do que são feitos. Se ao menos não tivéssemos medo das sombras que nós mesmos criámos e não impedíssemos a corrente de circular...
Mudar mentalidades é cada vez mais uma necessidade e um dever que nos cabe a todos, porque este é o mundo que estamos a construir e ele pode ser TÃO mais bonito!
Sem comentários:
Enviar um comentário