Só me consigo aperceber da minha velocidade quando tenho os meus filhos por perto ( apenas dois, porque a vida abriu as portas ao sonho do mais velho para longe de nós). Apenas me sereno com a serenidade que os invade, sendo forçada a parar. Fazem-no de sorriso nos lábios, mas cheios de determinação, impondo-me novas regras e tentando aligeirar o meu percurso. Estão a cada dia mais sábios e confiantes. Parecem saber de tudo o que lhes importa e desvalorizam tudo o resto, com todas as certezas que lhes permitem os poucos anos de vida. Só me insuflo da palavra AMOR quando olho para cada um e percebo de que forma me amam de volta. Apenas me encho de certezas quanto ao que lhes passei, de cada vez que os sinto resilientes, seguros, mais unidos do que antes e com uma extraordinária rede de amigos. Nunca poderei manifestar gratidão suficiente quanto ao papel de irmãos mais velhos que desempenham perante o meu filo mais novo. Estão para ele como estaria o irmão de sangue, se a distância o permitisse. Acompanham-no e guiam-lhe os passos, com um pouco mais de sabedoria que já carregam, em apenas 2 anos de diferença, mas a estabilidade emocional que lhe proporcionam, deixa-me a mim mais solta e capaz de continuar no meu percurso. Sou mesmo uma mulher cheia de sorte!
O dia permitiu-nos mais aconchego, muitas palavras e manifestações reais de carinho. Já não sou apenas eu a cuidadora, cuidamo-nos todos para que possamos resistir aos embates externos, acabando definitivamente mais fortes. O dia encheu-me a alma e o coração, recolocando tudo em perspetiva, porque apenas ficarão os que tiverem estado sempre. Dou comigo a crescer em orgulho e admiração, arredando para bem loge tudo o que me possa impedir de os continuar a acompanhar. Este amor, o de mãe, será sempre o único incondicional, mesmo que também necessite de contínuas lições, porque cada ser carrega o que trouxe e é a mim que me cabe entendê-lo, estando sempre que faça falta e afastando-me, de mansinho, mas de olhos brilhantes, para que possam continuar a viver o que lhes cabe.
Só me consigo aperceber do quanto fui abençoada quando regresso ao lugar da mãe, ao meu, àquele que tanto me tem ensinado e fortalecido!
Sem comentários:
Enviar um comentário